quarta-feira, 16 de março de 2016

Pintura Potiguara


Ter a percepção que, após tantos anos de massacres contra os nossos povos indígenas, ainda lutamos pela sobrevivência da nossa própria essência é um orgulho que deve ser levado de geração em geração. Prova viva disso, é a nossa manifestação cultural através do nosso próprio corpo ao nos pintarmos e demonstrarmos ao mundo que somos um povo guerreiro, alegre e esperançoso.
A pintura vai muito além de um adorno, cada desenho nela expresso traz em seu encalço um grande significado. Todo Potiguara ao estar se caracterizando deve sentir a força, o orgulho, as dificuldades enfrentadas e, principalmente, a necessidade de manter firme a sua história em meio a tantas adversidades que atualmente existem. Feita naturalmente através do Jenipapo e do Urucum.
 Podemos citar algumas como, a da salamandra, caminhos de monte-mór, a colméia, folha da jurema, entre outras. Resumindo, nossa pintura é parte de quem somos e como diz no livro Índios na visão dos índios POTIGUARA, feito pelos nossos parentes: "Com ela trazemos no corpo a marca de nossos antepassados".

 

4 comentários:

  1. Um povo sobreviverá com sua cultura se à praticar e reconstruir a partir de seus princípios étnicos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns povo potiguara. Amo vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Alguns valores etnográficos deste povo passaram por processos de extermínio quase que total até algumas décadas atrás, se não fosse ainda o toré, a principal característica que manteve reafirmados como tal povo em um último reduto. O tupi, língua materna é um dos seguimentos culturais já reerguido pela USP, na preparação de professores na TI potiguara desde 2002, e já adotada no currículo escolar das escolas indígenas municipais e estaduais da Paraíba. A pintura corporal, que vem sendo trabalhados nas últimas décadas por educadores indígenas nas escolas e comunidades com objetivo de reafirmar a legitimidade e existência na TI potiguara, com uma cosmovisão antropológica cultural, e que nós remanescentes, venham tomar posse deste território e poder explorar de forma sustentável

    ResponderExcluir